IMG_2313_edited.jpg
PHOTO-2020-02-02-23-24-01.jpg
PHOTO-2020-02-02-23-24-02.jpg

Arte&

Cozinha

"

Que o alimento seja arte e a arte, alimento.

Unir arte e cozinha é uma forma de me transbordar ainda mais, um meio que encontrei para unir duas paixões que me constituem e me comovem diariamente - ser cozinheira e artista, criar e nutrir. 

semente.png

 Residências Artísticas 

Casa 5 (Gamboa, SC), 2018

 

Com a coordenação de Fernanda Mafra e Evandro Machado comecei minha primeira pesquisa entre entre memória ancestral e afetiva e a cozinha intuitiva, integrando uma nova possibilidade de me (re)conhecer como artista criadora. 


 

Cocina en Obra (La Ira de Dios, BsAs), 2018

 

Selecionada para a residência internacional realizada na cidade de Buenos Aires. Cocina en Obra propunha a pesquisa do fazer artístico permeado pelas relações e pontes entre cozinha e arte. Nessa residência, pude mergulhar profundamente em um processo de criação artística a partir das conexões encontradas entre memória ancestral, artivismo alimentar e o poder relacional desses encontros.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom

Aqui, desenvolvi as seguintes obras: 

Cen&Tal, 2018

Mar Mendes, Brasil

         

Todo los días comemos. Todos los días nos volvemos un poco más lo que comemos. Si compartimos el comer, compartimos también lo que somos, nos relacionamos con el otro abriendo nuestra intimidad: el comer.


Comer es un placer, o debería serlo. Compartir la comida es una forma de relacionarse, de vincularse. En Cen&Tal usamos la comida como forma de encuentro, de reconocimiento.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom

Experimento con mandioca en modo arco-iris, 2018

Fécula de mandioca, tinturas extraídas de alimentos, fuego.

Mar Mendes, Brasil

 

Pintar sin papel, pintar sin pincel. Pintar con sartén y fuego. Pintar lo que comes porque lo comes. Colorirse por adentro.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom

Casca, 2018

Mar Mendes, Brasil

 

Casca es un portal, un pedido, una certeza. Casca es una forma de hablar del tiempo, de los pasos del tiempo y de la transformación.

 

Casca está viva, su forma esta cambiando a cada segundo. Respira como vos y yo. A su modo.

 

Casca está contando los días. 60 días de residencia artística. Pero seguirá en el tiempo. Hasta que quizás se transforme un poco más para volverse tierra otra vez.

 

Con esta instalación, se salvaron 517 cáscaras de la muerte súbita. Cambiaron su ruta común la cual terminarían en el basural agonizando hasta volverse tóxicas. 

 

Casca se salvó. Sobrevivió. Se salvó de la muerte súbita para transformarse en obra de arte. 

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom

Trilogia de Raízes, 2018

Mar Mendes, Brasil

 

Trilogia de Raízes são três livros em formato de fanzine dobrável e pôster com desenhos originais, histórias e receitas com aproveitamento integral de cada raíz - Mandioca, Cenoura, Beterraba.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom

Arte e Magia, (Terra Una, MG), 2020

 

Residência artística realizada na Ecovila Terra Una, com coordenação e curadoria de Nadam Guerra e Keyna Eleison. 

 

Foram realizadas durante o processo da residência dois rituais psicomágicos e um  jantar-experimento oracular. Como resultado da residência artística foi desenvolvida a exposição conjunta Conjunção. 

press to zoom

press to zoom

press to zoom

Obras Realizadas para a exposição Conjunção no Centro Cultural Hélio Oiticica (RJ) em março de 2020.

Cordão Umbilical – série Inflorescência

Impressão em fine art 50 x 75cm ; 26x40cm

Fotógrafa: Carolina Calcavecchia

Tratamento de imagem: Manon Bourgeade

União e resgate dos saberes da terra, corpo-ponte de reconexão com o nutrir profundo. No elo entre humano e natureza, feminino e masculino, dar e receber, a fusão acontece. O Cordão Umbilical, representação do que é essencial para gerar a vida – A nutrição. E no nutrir, a integração entre tudo aquilo que fortalece, expande, energiza. Na importância dos ciclos, Vida-Morte-Vida que abraça seus fins, enterra seus meios. O que nutre é essencial, até deixar de ser. E deve ser cortado quando for chegada a hora. Confia na separação, que também trás força e libertação.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

Ritual artístico-mágico com a bananeira e a jabuticabeira

Fotos: Louiz Oliveira

Ritualizar como ato psico mágico para transformar uma realidade a se criar. No processo do Artista Mago, trabalhando a proposta de exercício performático de Nadam Guerra, foram realizados dois rituais, com a jabuticabeira e os corações de bananeira. Este último ainda em um processo em aberto de criação.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom

Jantar Oracular

Terra Una, Jan 2020.


Despertar os sentidos através do alimento, mas não só, ir além deles. Conectar com a intuição, tanto de quem prepara o alimento quanto de quem se senta para comer. Um jogo oracular é criado à mesa, convidando cada um à se conectar com a intuição e os cinco sentidos. Permitindo-se  atravessar por memórias afetivas, lampejos de ancestralidade e das raízes que brotam da terra - o jantar oracular é um jogo de criação e interação entre os comensais. 

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
maçã2.png

 Projeto Artístico Coletivo 

Mesa Posta (Praça XV, RJ) 2019

 

Criado em coletivo, o projeto artístico e cultural foi desenvolvido  como trabalho final de formação no Gaia Education. Voltado à reconexão do alimento através da experiência de uma mesa posta criada em praça pública e aberta aos transeuntes que participavam do espaço se sentando à mesa, compartilhando histórias e memórias ancestrais ao redor do alimento.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom